O Grupo RB, uma multinacional líder em produtos de higiene, saúde e nutrição, revela sua identidade corporativa recém-concebida, elaborada para retratar a narrativa fundamental de sua missão, enraizada em uma tradição rica que abarca dois séculos de existência.
A empresa anglo-holandesa, com uma história de 200 anos, adotará o nome Reckitt como parte de sua nova identidade visual. Contudo, o cerne de seu propósito permanece inalterado: proteger, curar e nutrir, na incessante busca por um mundo mais limpo e saudável.
Um vislumbre da trajetória da marca
Em 2014, a multinacional adotou o acrônimo RB em substituição ao nome Reckitt Benckiser, que emergiu da fusão global das empresas Reckitt e Benckiser em 1999. Agora, essa nova identidade restabelecerá essa história pregressa.
“Uma marca é um símbolo visível de nosso propósito corporativo e da mudança que tem ocorrido em toda a nossa operação durante essa jornada de transformação. O nome Reckitt já estava amplamente em uso, e ele é claro, simples e marcante, mantendo ao mesmo tempo associações positivas com a tradição da empresa”, declara Miguel Veiga-Pestana, Vice-Presidente Sênior de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade Global.
Sobre a nova identidade
“De Dettol a Lysol, de Nurofen a Durex e de Finish a Vanish, vendemos mais de 20 milhões de produtos para pessoas todos os dias, no entanto, a empresa que está por trás dessas marcas é menos reconhecida. A nova identidade ‘Reckitt’ nos permitirá comunicar nosso propósito corporativo ao mundo de uma maneira poderosa, coerente e impactante”, afirma Jo Osborn, Vice-Presidente de Comunicação Interna e Marca Corporativa Global.
A extensa reformulação foi concebida e supervisionada pela agência de branding Conran Design Group, da Havas, e será adotada em todos os pontos de contato e plataformas da Reckitt – tanto interna quanto externamente, abrangendo meios físicos e digitais.
Novo nome e logotipo – O “R” no centro do símbolo evoca unidade, força e busca incansável, inspirado pelo propósito da Reckitt de proteger, curar e nutrir. Isso captura o papel da Reckitt como parceira e catalisadora de uma transformação positiva. A representação visual, assemelhando-se a uma concha, evoca um sentimento de proteção e uma conexão com o mundo natural.
Nova paleta de cores – A cor predominante da marca Reckitt será o “Energy Pink”, refletindo sua energia contínua, enquanto as cores secundárias refletem seu portfólio de produtos e a associação a um mundo mais limpo e saudável.
Fonte personalizada – A nova fonte personalizada, “Energy”, é acessível e exclusiva para a marca Reckitt.
Imagens – Novos princípios e categorias de imagens ilustram a conexão e o compromisso com o mundo. Imagens autênticas, acessíveis e dinâmicas concretizam o impacto da Reckitt na vida das pessoas, a força de suas parcerias e a compreensão de um mundo em constante evolução.
A implementação da nova identidade ocorrerá em um cronograma de três anos, considerando os ciclos naturais de renovação do negócio para administrar uma transição impactante de maneira sustentável e econômica.
Thom Newton, CEO do Conran Design Group, comentou: “A Reckitt tem uma história fascinante para compartilhar. A nova marca reflete seus 200 anos de história e oferece uma expressão ativa de seu propósito e compromisso. Foi uma experiência gratificante trabalhar com a empresa para desenvolver e lançar essa nova identidade”.